Coca-Cola e as folhas de Coca

            A fórmula da Coca-cola é uma das receitas mais bem guardadas do mundo. Porém, a formulação original proposta por John Stith Pemberton, criador do refrigerante Coca-cola,  usava xarope de coca. A receita original era uma variante do Vin Mariani, o qual consistia numa mistura de vinho e extratos de folhas de coca.  A grande sacada de Pemberton fora adição de noz moscada para completar o sabor. A noz também tem uma substância alcalóide alucinógena. Porém, é necessário o consumo de grande quantidade de noz moscada para a concretização do efeito alucinógeno.
            Soa estranha a formulação de um refrigerante com extratos de folha de coca. Porém, não é. No meio do século XIX, o uso de folhas de coca era visto como algo benéfico a saúde. Inclusive Freud defendia no início de sua carreira os efeitos benéficos da Cocaína para o combate do da dependência da mofina. Para tanto publicou até um estudo intitulado Über Coca (http://www.appoa.com.br/uploads/arquivos/revistas/revista26_-_uber_coca.pdf).
            Agora, o que torna a Coca-Cola irresistível? Com certeza é a habilidade da Empresa Coca-Cola trabalhar com a imagem do seu produto. Afinal, por que você acha que as roupas do Papai Noel são vermelhas?
Referências:
  • FARIAS, Robson Fernandes de. Para gostar de Ler a História da Química II. Segunda impressão. Campinas. Editora Átomo, 2007.p23-25.

Comentários