Onde está o fósforo?

Os fósforos são uma maneira rápida e portátil de transportar o fogo para diversos lugares. Claro, atualmente, existem outras maneiras de gerarmos fogo de maneira instantânea e portátil, por exemplo, isqueiros e fogões com acendimento elétrico. Porém, os fósforos foram por muito tempo a única maneira prática.
Os fósforos utilizados por nós são conhecidos como fósforos de segurança. Note essa denominação presente nas embalagens. O termo segurança está relacionado ao fato dos fósforos não pegarem fogo de maneira espontânea por qualquer tipo atrito da cabeça do palito.
Por incrível que pareça, o palito de fósforo de segurança não tem na sua cabeça o fósforo vermelho o principal responsável pela geração fogo. Na cabeça do palito de fósforo temos enxofre (combustível), clorato de potássio (comburente) e cola (material aglutinante).
O Fósforo Vermelho está na verdade na parede lateral da caixa de fósforos. Esta é feita de fósforo vermelho, cola e areia. O atrito do palito com a caixa provoca a conversão do fósforo vermelho (Pn) a fósforo branco (P4) com a produção de calor. Isto promove a queima do enxofre com o clorato de potássio (KClO3). A queima propaga-se para a madeira do palito e, então, temos o nosso palito acesso.

Comentários