Ouro sem muito ouro


Ouro sempre tão amado pelo homem por seu valor econômico e estético. Alguns especulam que a sua adoração pelo homem desde a antiguidade se relaciona a cor dourada, a qual lembra o Astro Rei Sol.
 Na maior parte da história, o Ouro sempre foi moeda de troca devido ao seu grande valor. No século XIX, as economias de muitos países eram lastreadas em Ouro, ou seja, para cada moedinha havia um valor correspondente em ouro reservado em alguma parte.
Para a humanidade sem sombras de dúvidas o uso mais importante e imponente do ouro é para a confecção de joias. O Ouro é perfeito para tal uso devido a sua baixa reatividade química. Traduzindo, não reage facilmente com o ar e outras substâncias de modo a perder o seu brilho.
Joias e brilho uma combinação perfeita. No entanto, o ouro não é tão perfeito porque os objetos feitos de ouro puro amassam facilmente devido a sua maciez e flexibilidade. Uma joia de ouro puro sofre deformações com qualquer impacto e pressão. O problema é contornado pelo uso de uma liga metálica de ouro e cobre. Por exemplo, o ouro 18 quilates vermelho , corresponde a uma mistura de 75% de ouro e 25% de cobre. Com isso, as joias adquirem maior resistência aos impactos mecânicos e, por isso, as alianças sobrevivem a simples apertos de mão sem amassos. Contudo, na compra de uma aliança de cinco gramas de ouro vermelho você leva quatro gramas de ouro e um grama de cobre.

Comentários