Sustentabilidade e Tempo


No mundo científico, o tempo separa o impossível do possível. Imagine você afirmar que em 1870 que o homem seria capaz de chegar a Lua. Você seria taxado de louco porque tal feito seria impossível. Sim, uma viagem a Lua era impossível com os conhecimentos e tecnologias do século XIX. Agora, com os conhecimentos e tecnologia do século XX é algo plausível.
Claro, o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias não foi impulsionado pelo altruísmo e sim pelas necessidades armamentistas das nações beligerantes durante as duas Guerras Mundiais. Ainda foram impulsionadas pela Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos. Um embate para atestar a supremacia de um sistema econômico em detrimento do outro. Fato importante, o Homem pisou na Lua. O impossível se tornou possível.
O Homem é capaz de superar as impossibilidades com o auxilio do tempo, eterno aliado da humanidade, mas será que teremos tempo para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a existência de uma Terra habitável para as gerações vindouras?

Comentários