Prêmio Ig Nobel e Divulgação Cientifica - Parte II





Você achou que tinha acabado? Você se enganou. O prêmio Ig Nobel está premiando trabalhos inusitados desde 1991. Por isso, não foi possível organizar tudo numa postagem.

Segue abaixo uma observação interessante do Improbable Research, o responsável pelas premiações:

“Estas coisas são reais? Sim, são verdadeiras. Você pode procurá-lo. É por isso que nós damos-lhe as referências.
As únicas exceções vieram em 1991, o primeiro ano em que prêmios Ig Nobel foram atribuídos, e em 1994. Em 1991, três prêmios adicionais foram dados para realizações apócrifas. Em 1994, um prêmio foi baseado no que acabou por serem relatos errôneos da imprensa. Aquelas quatro realizações apócrifas não estão incluídas na lista nesta página. Todos os outros prêmios, em todos os anos, foram concedidos para realizações genuínas.”

Também aproveito para convida-lo assistir a premiação do Ig Nobel 2013 a ser realizada em 12 de Setembro ás 18:00. Com certeza, não é pelo horário de Brasília. Boa leitura!
 

2001

Não houve premiados.


2000

Premiado: Donatella Marazziti, Alessandra Rossi, e Giovanni B. Cassano, da Universidade de Pisa, e S. Hagop Akiskal, da Universidade da Califórnia (San Diego), por sua descoberta de que, bioquimicamente, o amor romântico é indistinguível de outras graves desordens obsessivo-compulsivo.


REFERÊNCIA: "Alteration of the platelet serotonin transporter in romantic love," Marazziti D, Akiskal HS, Rossi A, Cassano GB, Psychological Medicine, 1999 May;29(3):741-5.


Isso mudou minha forma de encaras minhas emoções!


1999

Premiado: Takeshi Makino, presidente da Agência de Detetive Segurança em Osaka, no Japão, por seu envolvimento com S-Check, um spray para detecção de infidelidade. Para tal, basta as  esposas aplicarem na roupa dos maridos.

Que ideia problemática!


1998

Premiado: Jacques Benveniste da França, por sua descoberta homeopática que não só a água tem memória, mas que a informação pode ser transmitida através de linhas telefônicas e Internet. Benveniste também ganhou em 1991 o Prêmio Ig Nobel de Química.

Esse cara conheceu meu professor de filosofia!

REFERÊNCIA:"Transatlantic Transfer of Digitized Antigen Signal by Telephone Link," J. Benveniste, P. Jurgens, W. Hsueh and J. Aissa, "Journal of Allergy and Clinical Immunology - Program and abstracts of papers to be presented during scientific sessions AAAAI/AAI.CIS Joint Meeting February 21-26, 1997"]


1997

Não houve premiados.


1996

Premiado: George Goble, da Universidade Purdue, pelo recorde mundial no acendimento de churrasqueiras a carvão. O feito foi executado em três segundos, usando carvão e oxigênio líquido.

Vou tentar em casa!


1995

Premiado: Bijan Pakzad de Beverly Hills, pela criação da Colônia DNA e Perfume DNA, nenhum deles contém ácido desoxirribonucléico, e ambos vêm em uma garrafa em forma de tripla hélice.



1994

Premiado: Bob Glasgow é Senador do Estado do Texas, um sábio legislador responsável por uma droga lei que controla e torna ilegal a compra de provetas, frascos, tubos de ensaio, ou outros artigos de vidro de laboratório sem uma licença.

Políticos Idiotas existem em todos os países!


1993

Premiados: James Campbell e Gaines Campbell de Lookout Mountain, Tennessee, dedicados entregadores de fragrância, por inventar as tiras de cheiro, método odioso pelo qual perfume é aplicado às páginas de revistas.

A ideia não foi tão ruim!


1992

Premiado: Ivette Bassa, desenvolvedor de coloides coloridos, responsável por contribuições inestimáveis a Química no século XX, graças a síntese gelatina azul brilhante conhecida como Jell-O.

Pelo menos é comestível?



1991

Premiado: Jacques Benveniste por sua persistente descoberta de que a água, H2O, é um líquido inteligente, e por sua demonstrar que a água é capaz de se lembrar de eventos muito depois de todos os vestígios desses eventos terem desaparecido.

Afinal, o cara é Químico ou filósofo?
Mascote da Premiação


Referências:

Winners of the Ig® Nobel Prize. Disponível em:<http://www.improbable.com/ig/winners/>. Acesso em: 20/05/2013
 

Comentários