Prêmio Ig Nobel e Divulgação Cientifica - Parte I



O Prêmio Ignóbil é promovido pela organização Improbable Research cujo objetivo é

“fazer as pessoas rirem, e depois fazê-los pensar. Esperamos, também, para estimular a curiosidade das pessoas, e para levantar a pergunta: Como você decide o que é importante e o que não é, e o que é real e o que não é - em ciência e em qualquer outro lugar?”

Desde 1991 até hoje, o Prêmio Ig Nobel contemplou muito trabalhos inusitados nas diversas áreas científicas. Claro, a Química estava presente em todas as edições. Os ganhadores do Prêmio Ignóbil de Química de 2012 a 2002 produziram bons exemplos de pesquisas insólitas, mas interessantes para a divulgação científica e ao bom-humor.

2012
Premiado: Johan Pettersson [SUÉCIA e Ruanda]. Pela descoberta do porquê, em certas casas na cidade de Anderslöv, na Suécia, o cabelo das pessoas ficavam verdes.
            Boa! Agora explica o Hulk!

2011
Premiados: Makoto Imai, Naoki Urushihata, Hideki Tanemura, Yukinobu Tajima, Hideaki Goto, Koichiro Mizoguchi e Junichi Murakami, do Japão, pela determinação da quantidade ideal de wasabi disperso no ar para acordar as pessoas que estiverem dormindo durante incêndios ou outra emergência e aplicação deste conhecimento para inventar o alarme wasabi.
REFERÊNCIA: US patent application 2010/0308995 A1; filing date: Feb 5, 2009. Product info [from Seems, Inc.].
            Comeu muito Wasabi!

2010
Premiados: Eric Adams, do MIT, Scott Socolofsky de Texas A & M University, Stephen Masutani da Universidade do Havaí, e BP [British Petroleum], por refutar a velha crença de que água e óleo não se misturam.
REFERÊNCIA: "Review of Deep Oil Spill Modeling Activity Supported by the Deep Spill JIP and Offshore Operator’s Committee. Final Report," Eric Adams and Scott Socolofsky, 2005.

2009
Premiados: Javier Morales, Miguel Apátiga e Victor M. Castaño da Universidad Nacional Autónoma de México, pela criação de diamantes de líquidos - mais especificamente a partir de tequila.
REFERÊNCIA: "Growth of Diamond Films from Tequila," Javier Morales, Miguel Apatiga and Victor M. Castano, 2008, arXiv:0806.1485. Also published as Reviews on Advanced Materials Science, vol. 22, n°. 1, 2009, pp. 134-8.
            Que desperdício de Tequila!

2008
Premiados: Sharee A. Umpierre da Universidade de Puerto Rico, Joseph A. Hill, do Centro de Fertilidade da Nova Inglaterra (EUA), Deborah J. Anderson de Boston School of Medicine e da Harvard Medical School (EUA) University, por descobrir que a Coca-Cola é um espermicida eficaz, e Chuang-Ye Hong da Universidade Médica de Taipei (Taiwan), CC Shieh, P. Wu e BN Chiang (todos de Taiwan) para descobrir que ele não é.
REFERÊNCIA: "Effect of 'Coke' on Sperm Motility," Sharee A. Umpierre, Joseph A. Hill, and Deborah J. Anderson, New England Journal of Medicine, 1985, vol. 313, no. 21, p. 1351.
REFERÊNCIA: "The Spermicidal Potency of Coca-Cola and Pepsi-Cola," C.Y. Hong, C.C. Shieh, P. Wu, and B.N. Chiang, Human Toxicology, vol. 6, no. 5, September 1987, pp. 395-6. [NOTE: THE JOURNAL LATER CHANGED ITS NAME. NOW CALLED "Human & experimental toxicology"]
            Afinal, uso ou não Coca-Cola como método contraceptivo?

2007
Premiados: Mayu Yamamoto, do Centro Médico Internacional do Japão, para o desenvolvimento de uma forma de extrair vanilina - fragrância de baunilha e aroma - a partir de esterco de vaca.
REFERÊNCIA: "Novel Production Method for Plant Polyphenol from Livestock Excrement Using Subcritical Water Reaction," Mayu Yamamoto, International Medical Center of Japan.
            Nunca mais tomo sorvete de baunilha!

2006
Premiados: Antonio Mulet, José Javier Benedito e José Bon da Universidade de Valência, Espanha, e Carmen Rosselló da Universidade de Illes Balears, em Palma de Mallorca, Espanha, para o seu estudo "Velocidade ultrassônica em queijo cheddar é afetada pela temperatura. "
REFERÊNCIA: "Ultrasonic Velocity in Cheddar Cheese as Affected by Temperature," Antonio Mulet, José Javier Benedito, José Bon, and Carmen Rosselló, Journal of Food Science, vol. 64, no. 6, 1999, pp. 1038-41.
            Muda alguma coisa no lanche?

2005
Premiados: Edward Cussler, da Universidade de Minnesota e Brian Gettelfinger, da Universidade de Minnesota e da Universidade de Wisconsin, para a realização de um experimento cuidadoso para resolver a questão científica de longa data: as pessoas podem nadar mais rápido em melaço ou água?
REFERÊNCIA: "Will Humans Swim Faster or Slower in Syrup?" American Institute of Chemical Engineers Journal, Brian Gettelfinger and E. L. Cussler, vol. 50, no. 11, October 2004, pp. 2646-7.

2004
Premiado: The Coca-Cola Company da Grã-Bretanha, pelo uso de tecnologia avançada na conversão da água de torneira em Dasani, uma forma transparente de água, que por motivos de precaução não foi disponibilizado para consumo.
            Será que era Coca-Cola?

2003
Premiado: Yukio Hirose, da Universidade de Kanazawa, por sua investigação química de uma estátua de bronze, na cidade de Kanazawa, que não consegue atrair pombos.
            Tudo pelas pombas!

2002
Premiado: Theodore Gray da Wolfram Research, em Champaign, Illinois, pela reunião dos elementos da tabela periódica, e montá-los em forma de uma mesa periódica (Table significa tanto mesa quanto tabela em Inglês).
            Quero vê leva a mesa na escola!

Referências:
Winners of the Ig® Nobel Prize. Disponível em:<http://www.improbable.com/ig/winners/>. Acesso em: 20/05/2013

Comentários