Frigideira+Óleo+Esquecimento = Acidente


Fogo grande aliado do homem. Segundo a mitologia grega foi um presente dado à humanidade por Prometeu em desobediência a Zeus. Por essa atitude criminosa encontra-se até hoje acorrentado a um rochedo com uma águia a devorar seu fígado.
O presente revolucionou a vida do homem e propiciou a maior de todas as invenções: O CHURRASCO. Claro, proporcionou ao homem condições de domínio sobre a natureza e desenvolvimento das mais diversas tecnologias.
A maior parte de nossa tecnologia automotiva baseia-se no domínio do fogo. Os combustíveis são queimados dentro do motor com a transformação da energia química em energia mecânica. Por isso, o carro anda.
A queima de qualquer combustível presta-se a conversão da energia química em outras formas de energia. Por exemplo, a combustão do gás de cozinha transforma a energia química em energia térmica. Dessa maneira, as transformações químicas endotérmicas reações químicas que ocorrem com a absorção de calor) se processam nos alimentos e temos a nossa boa e velha comida.
Porém, o fogo não é brinquedo. Precisa do respeito no seu uso. Porque o fogo cria e destrói. Muitas pessoas são machucadas pelo fogo em acidentes domésticos principalmente pela famosa frigideira com óleo esquecida no fogão. Quando a pessoa percebe o óleo está pegando fogo. O desespero toma conta. A pessoa desesperada pensa: água apaga fogo. Pronto, acidente mais grave.
Então, o que fazer nessa situação?
Primeiro, mantenha a calma durante o incidente incendiário.

Segundo, conheça o inimigo. O fogo para a sua manutenção precisa de três elementos básicos: energia, combustível e comburente. Com o óleo pegando fogo temos o quadro:
Chama do fogão: energia
Óleo: combustível
Comburente: gás oxigênio

            Terceiro, aja com calma. Procure uma tampa e coloque sobre a frigideira. Com isso, você corta o contato da chama com o gás oxigênio e o fogo não se mantem. Para a chama ser extinta de modo definitivo desligue o fogo porque você corta o fornecimento de energia. Com isso, a reação não tem mais energia suficiente para se processar.
            Dessa maneira, você sobrevive a mais um dia na cozinha!

Comentários