Simuladores a serviço do conhecimento científico



Existem muitos sítios que valem o acesso quanto a disponibilização de informações. Além de tantos outros sítios a ofertarem a possibilidade de realização de experimentos sem nenhum custo através de seus simuladores.

          O Phet Colorado cujo sítio é https://phet.colorado.edu/ é um bom exemplo. Oferta uma quantidade interessante de simuladores de experimentos de Biologia, Física, Matemática e Química. Obviamente, os de Química são os melhores!

          O Phet Colorado apresenta o seu sítio na versão Br e uma parte do sítio destinado a envio de atividades desenvolvidas por professores. Porém, acredito que o Phet Colorado não é para ser usado apenas em atividades de aprendizagem em salas de aula, mas para seu próprio enriquecimento científico.



          Outro boa pedida é uma iniciativa da USP através do LabVirt que se encontra no sítio http://www.labvirtq.fe.usp.br/ . Este foca em atividades de Física e Química apenas.


  
Claro que como químico recomendo o uso dos simuladores relacionados aos conhecimentos Químicos.



          O LabVirt usa para o desenvolvimento de seus simuladores apenas a linguagem flash e, por isso, é interessante cuidados quanto ao seu uso.

          Algo notório é que tais simuladores são desenvolvidos para o ensino de ciências, porém nada impede seu uso individualmente no conforto de seu lar para a aquisição de conhecimento científico por meio de práticas experimentais virtuais. Além de mexerem apenas por simples curiosidade cientifica.

Divirta-se e enriqueça com os diversos simuladores existentes nos mais diversos sítios da internet!

Comentários