Largados e pelados: Em busca do Fogo Encantado

     Assisti ao programa Largados e Pelados. Para quem nunca assistiu, trata-se de um teste de sobrevivência, geralmente, um homem e uma mulher são abandonados num local e precisa sobreviver por cerca de vinte e um dias as mais diversas intempéries. A diversão começa por aí para nós telespectadores.
     Imagine, você pelado com uma pessoa estranha do sexo oposto numa região inóspita com animais e vegetação completamente diferentes. As dificuldades para a obtenção de comida e água potável são proporcionados pelo domínio do Fogo. Este é responsável pela desinfecção da Água através do aquecimento desta e preparo de alimentos. A grande responsável pela vitória do Homem perante a natureza. Afinal
     Outros fatos merecem destaque tais como a Segurança e Conforto proporcionado pela combustão da madeira afasta os animais de hábitos noturnos. Além do aquecimento necessário para nossos aventureiros suportarem as longas noites de frio.
    O fogo é consequência das Reações de Combustão. A mais clássica das Transformações Químicas, na qual a reação entre combustível e comburente e uma pitada de calor produz uma reação em cadeia com liberação de luz e calor.
   O problema para os peladões está na produção de calor suficiente para o início da reação em cadeia entre combustível e comburente com a consequente produção de fogo. Some a dificuldade de manutenção da fogueira devido a chuvas e adição contínua de lenha. A execução desta tarefa seria  fácil se você estivesse bem alimentado, mas para o aventureiros a sofrerem com fome e desidratação é uma ato martirizantes. Porém, necessário.
    É interessante vermos a alegria dos Largados e Pelados ao beber água após um dia extenuante de esforços na  busca incessante pelo produto do roubo de Prometeu. Alegria por comer larvas e outros insetos ou até um pedaço apetitoso de carne de cobra grelhado. Largados e Pelados é um programa que religa o homem a simplicidade de ser e existir. Além de mostrar o fogo como grande protagonista da sobrevivência humana.

    Vale a visita:

Comentários